A lousa Digital
by Fabiana do Nascimento
Aurelio
Fabiola do Nascimento
Aurelio
Franqueline
Silva Ferreira
Rosiane Lima
Demoner
Wendell Haese
Pelissari
Muitas
são as opções de novas tecnologias em informática nos dias de hoje que podem
cooperar para a prática pedagógica.
Desde
o computador tradicional com acesso a internet até o uso dos tablets, ipads e
softwares educacionais, todos eles possibilitam uma melhoria no processo de
ensino e aprendizagem.
Motivar
os alunos em sala de aula é um desafio para qualquer professor. Uma ferramenta
que pode ser usada para se alcançar essa motivação é a chamada lousa digital,
uma nova tecnologia que contribui para uma melhor interação e aprendizagem no
contexto educacional.
Segundo
Litwin (2001, p.31) :
“A
tecnologia faz parte do acervo cultural de um povo. Por isso existe como
conhecimento acumulado e por essa mesma razão é contínua produção. As produções
tecnológicas inscrevem-se nesse quadro histórico-político e sócio-cultural. A
educação também”.
A
lousa digital é um recurso que vêm revolucionando as salas de aula: é
praticamente um computador, mas com uma tela de proporções grandes, dependendo
do fabricante, mas geralmente em torno de 75 a 100 polegadas (não é padrão).
O tamanho da tela é um fator determinante para
esse tipo de tecnologia, uma vez que é necessário ter acesso físico à dimensão
total da lousa (para poder interagir com a tela inteira) geralmente os tamanhos
mais cômodos são os de 70 a 80 polegadas.
A
interação com a lousa digital se dá por meio do toque com os dedos, e em alguns
modelos, o uso de canetas especiais, utilizadas especificamente para este fim
(funcionamento digital).
As
informações são digitalizadas, ou na escolha de ícones e botões de comando,
ações específicas são realizadas.
O
teclado é virtual, acionado por comando é gerado um teclado digital onde se dá
a digitação das informações que se quer registrar (tal como num tablet).
Infelizmente
muitas dessas novas tecnologias não estão acessíveis para todos, educadores e
educando. Ainda é preciso investimento do governo e das instituições para que
esse acesso se torne cada vez maior.
Uma
vez disponível a todos, as novas tecnologias podem contribuir muito para o
processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.
As novas tecnologias nos dias
de hoje estão acessíveis para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Assim como o uso da lousa digital, o uso de qualquer nova tecnologia demanda
tempo, pesquisa e prática.
O
desafio do professor é se atualizar em relação a essas novas tecnologias e
conseguir usá-las dentro do seu contexto pedagógico.
As
vantagens da lousa digital são muitas e, cabe ao formador, filtrar e direcionar
seus alunos sobre o conteúdo oferecido. Assim, os jovens aprendem, não apenas
as matérias escolares, mas também a refletir e formar opinião.
BIBLIOGRAFIA
NAKASHIMA,
R. H. R. (2009), O Uso Pedagógico da Lousa Digital
Associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagens. Disponível
em:<
http://www.academia.edu/623144/O_uso_pedagogico_da_lousa_digital_associado_a_teoria_dos_estilos_de_aprendizagem>.
Acesso em: 17 março 2013.
Tecnologias
na Sala de Aula. Disponível em:< http://tecnologias-aula.blogspot.com.br/>.Acesso
em: 17 março 2013.
Litwin,
Edith (Org). Tecnologia educacional: política,
histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001. 191 p. ISBN 85-7307-232-6
WIKIPÉDIA, Lousa
digital. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lousa_digital>
. Acesso em 24 março 2013.
COSTA,
R. Revista Nova Escola.
Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml
. Acesso em 24 março 2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário