Ferramentas da informatica na educação

A lousa Digital


by Fabiana do Nascimento Aurelio
Fabiola do Nascimento Aurelio
Franqueline Silva Ferreira
Rosiane Lima Demoner
Wendell Haese Pelissari


Muitas são as opções de novas tecnologias em informática nos dias de hoje que podem cooperar para a prática pedagógica.
Desde o computador tradicional com acesso a internet até o uso dos tablets, ipads e softwares educacionais, todos eles possibilitam uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
Motivar os alunos em sala de aula é um desafio para qualquer professor. Uma ferramenta que pode ser usada para se alcançar essa motivação é a chamada lousa digital, uma nova tecnologia que contribui para uma melhor interação e aprendizagem no contexto educacional. 
Segundo Litwin (2001, p.31) :
“A tecnologia faz parte do acervo cultural de um povo. Por isso existe como conhecimento acumulado e por essa mesma razão é contínua produção. As produções tecnológicas inscrevem-se nesse quadro histórico-político e sócio-cultural. A educação também”.
A lousa digital é um recurso que vêm revolucionando as salas de aula: é praticamente um computador, mas com uma tela de proporções grandes, dependendo do fabricante, mas geralmente em torno de 75 a 100 polegadas (não é padrão).
 O tamanho da tela é um fator determinante para esse tipo de tecnologia, uma vez que é necessário ter acesso físico à dimensão total da lousa (para poder interagir com a tela inteira) geralmente os tamanhos mais cômodos são os de 70 a 80 polegadas.
A interação com a lousa digital se dá por meio do toque com os dedos, e em alguns modelos, o uso de canetas especiais, utilizadas especificamente para este fim (funcionamento digital).
As informações são digitalizadas, ou na escolha de ícones e botões de comando, ações específicas são realizadas.
O teclado é virtual, acionado por comando é gerado um teclado digital onde se dá a digitação das informações que se quer registrar (tal como num tablet).
Infelizmente muitas dessas novas tecnologias não estão acessíveis para todos, educadores e educando. Ainda é preciso investimento do governo e das instituições para que esse acesso se torne cada vez maior.

Uma vez disponível a todos, as novas tecnologias podem contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.
             As novas tecnologias nos dias de hoje estão acessíveis para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Assim como o uso da lousa digital, o uso de qualquer nova tecnologia demanda tempo, pesquisa e prática.
O desafio do professor é se atualizar em relação a essas novas tecnologias e conseguir usá-las dentro do seu contexto pedagógico.
As vantagens da lousa digital são muitas e, cabe ao formador, filtrar e direcionar seus alunos sobre o conteúdo oferecido. Assim, os jovens aprendem, não apenas as matérias escolares, mas também a refletir e formar opinião.


BIBLIOGRAFIA 

NAKASHIMA, R. H. R. (2009), O Uso Pedagógico da Lousa Digital Associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagens. Disponível em:<
Tecnologias na Sala de Aula. Disponível em:< http://tecnologias-aula.blogspot.com.br/>.Acesso em: 17 março 2013.

Litwin, Edith (Org). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001. 191 p. ISBN 85-7307-232-6
WIKIPÉDIA, Lousa digital. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lousa_digital> . Acesso em 24 março 2013.
COSTA, R. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml . Acesso em 24 março 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário